Toxina Botulínica no tratamento do suor excessivo

Toxina botulínica pode ser usada no tratamento do suor excessivo. Ao ser injetada no organismo a toxina botulínica impede o sistema nervoso simpático de estimular as glândulas sudoríparas a produzirem suor.

Muito utilizada em procedimento estéticos, a toxina butolínica vem aparecendo como solução para diversos outros problemas. Isso devido a sua capacidade de impedir a contração muscular. Ao paralisar os nervos do sistema simpático, a toxina botulínica impede o envio de estímulos nervosos, desativando as glândulas sudoríparas responsáveis pela produção do suor excessivo.

A aplicação de toxina butolínica no tratamento do suor excessivo é eficaz, porém temporária. Isso devido à produção de anticorpos contra esta proteína, o que acaba anulando o seu efeito. Para manter a eficácia da toxina butolínica no tratamento do suor excessivo são recomendadas reaplicações anuais. Em média é este o tempo que o corpo leva para dissolver o composto.

Apesar de não resolver o problema definitivamente, aplicações regulares de toxina butolínica para o tratamento do suor excessivo atrofiam as glândulas sudoríparas de forma gradual. Ao serem acostumadas a produzirem cada vez menos suor, essas glândulas vão aos poucos perdendo a sua função.

O tratamento do suor excessivo com toxina botulínica é indicado contra hiperidrose axilar, palmar e plantar.

Hiperidrose no Couro Cabeludo

Nos casos de suor excessivo no couro cabeludo, também é possível a aplicação de toxina botulínica. Ela é aplicada nas regiões da cabeça onde há maior concentração de suor. Os resultados não são definitivos, porém, nestes casos os efeitos duram mais tempo, visto que essa é uma área em que há pouco movimentaçao dos músculos. Sendo assim, a absorção da toxina botulínica leva mais tempo a acontecer. O procedimento pode ser realizado no próprio consultório médico, sem necessidade de internação.


 Links

 Como Chegar Moema SP


Exibir mapa ampliado

 Como Chegar Barra da Tijuca RJ


Exibir mapa ampliado

 Unidades

RJ:Av. João Cabral de Mello Neto, n° 850, bloco 3, sala 1603 - Barra da Tijuca - RJ

RJ (21) 4063-8333

SP: Alameda Maracatins, 1435, conj. 801 - Moema

SP (11) 4063-3338

Todos direitos reservados 2024 .
Responsável técnico médico:
RJ Dra. Gina Matzenbacher CRM-RJ 854492/RQE 20820
SP Dra. Nerissa Fernandes Costa CRM/SP 090697
*As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e de nenhuma forma devem ser utilizados para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.