Simpatectomia no tratamento do suor excessivo

Simpatectomia é um tratamento cirúrgico contra hiperidrose que prevê a ressecação da porção do sistema simpático que estimula a produção do suor excessivo. Eficaz contra todos os tipos de hiperidrose, a simpatectomia tem como alvos os gânglios T3 e T4 no caso de hiperidrose palmoplantar e T4 e T5 para hiperidrose axilar.

ganglios do sistema nervoso simpático causadores do suor excessivo

Dentre várias outras funções de equilíbrio corporal, o sistema nervoso simpático é responsável por induzir as glândulas sudoríparas a produzirem suor. Contudo, por causas desconhecidas, um hiperestímulo por parte desse sistema leva as glândulas sudoríparas a produzirem o suor excessivo.

Este distúrbio não é classificado como doença, causando apenas problemas sociais. A cirurgia de simpatectomia não cura a hiperidrose, ele é apenas um tratamento do suor excessivo. Todos os tratamentos contra esse desequilíbrio agem diretamente no foco do problema, impedindo a sua manifestação.

Como o suor excessivo ultrapassa a necessidade de termorregulação, impedir o funcionamento de parte do sistema nervoso simpático não é prejudicial ao equilíbrio da temperatura corporal. Porém, existem relatos de hiperidrose compensatória. Quando o suor excessivo passa a ocorrer em outras partes do corpo.

A simpatectomia requer um dia de internação hospitalar, mas não exige maior tempo de afastamento das atividades diárias.


 Links

 Como Chegar Moema SP


Exibir mapa ampliado

 Como Chegar Barra da Tijuca RJ


Exibir mapa ampliado

 Unidades

RJ:Av. João Cabral de Mello Neto, n° 850, bloco 3, sala 1603 - Barra da Tijuca - RJ

RJ (21) 4063-8333

SP: Alameda Maracatins, 1435, conj. 801 - Moema

SP (11) 4063-3338

Todos direitos reservados 2024 .
Responsável técnico médico:
RJ Dra. Gina Matzenbacher CRM-RJ 854492/RQE 20820
SP Dra. Nerissa Fernandes Costa CRM/SP 090697
*As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional e de nenhuma forma devem ser utilizados para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.